tamanho-para-sitedNa última quinta-feira (28), o Sindeesmat se reuniu com a Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar) e outros sindicatos filiados para discutir as estratégias de luta pelos direitos da categoria.

Um dos principais pontos de pauta foi a definição de estratégias para que o enunciado do Ministério Público do Trabalho (MPT), que dá autonomia aos trabalhadores para decidirem sobre a contribuição sindical, seja respeitado.

tamanho-para-site-2Contradizendo o que desejavam os patrocinadores da Reforma Trabalhista de Michel Temer, a decisão do órgão respeita um dos principais pilares da luta por direitos – a de que os trabalhadores possam escolher coletivamente como financiar a própria luta e tenham suas decisões respeitadas.

Na reunião da Fetropar, as entidades foram orientadas sobre o envio de notificações aos escritórios de contabilidade, enviando junto o enunciado do MPT, para garantir que fiquem cientes sobre a legalidade das decisões tomadas em assembleia pelos trabalhadores.

tamanho-para-site-2“O sindicato é um instrumento da própria categoria para alcançar suas conquistas e se defender de abusos por parte dos empregadores. Por isso, nada mais justo que os próprios trabalhadores tenham autonomia e liberdade para decidir sobre a forma como essas lutas serão viabilizadas”, explicou o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.