tamanho-para-site-2-1Na última quinta-feira (31), o Sindeesmat participou da reunião da diretoria executiva da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar). Junto a outros sindicatos filiados à federação, a entidade discutiu questões fundamentais para a categoria e o futuro da luta por direitos.

Um dos primeiros pontos de pauta foi a decisão do Ministério Público do Trabalho (MPT) de que a contribuição sindical deve ser aprovada pelos trabalhadores em Assembleia Geral.

A decisão coube à Câmara de Coordenação e Revisão do MPT, uma divisão interna do órgão que define posicionamentos definitivos, e já está sendo aplicada por procuradores em todo o país.

Desta forma, os trabalhadores podem discutir a questão coletivamente, e construir um debate mais rico sobre a importância da contribuição e da manutenção das entidades sindicais, essenciais para a garantia de direitos fundamentais.

“O sindicato é um instrumento da própria categoria para alcançar suas conquistas e se defender de abusos por parte dos empregadores. Por isso, nada mais justo que os próprios trabalhadores tenham autonomia e liberdade para conversar abertamente sobre como essas lutas serão viabilizadas. A contribuição é fundamental para isso, e a Assembleia é um espaço legítimo para que a questão possa ter debatida com profundidade”, explicou o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

tamanho-para-site-3Questões de saúde também estiveram em pauta

Os sindicatos também uniram esforços para encontrar possíveis encaminhamentos para alguns problemas comuns aos rodoviários em todo o estado.

Um dos assuntos foi um tema muito delicado: como lidar com questões que prejudicam o cotidiano do trabalhador, mas que, muitas vezes, estão fora do controle dele, como problemas com álcool, dificuldades de concentração e distúrbios do sono.

“Hoje, muitos problemas que antes não eram considerados doenças já são cobertos pelo INSS justamente pelo entendimento de que podem acarretar acidentes. Os trabalhadores que estejam enfrentando essas dificuldades devem procurar o Sindeesmat para que possamos ajudar e orientar”, afirmou Agisberto.