sindeesmat-saude-42-postsiteEstá comprovado cientificamente: tirar férias diminui a pressão arterial, melhora a qualidade do sono e elimina o estresse. Mas quantos dias de descanso são necessários para relaxar corpo e mente?

A Reforma Trabalhista, que entrou em vigor em novembro de 2018, tornou possível o parcelamento das férias em até três vezes, contanto que em uma delas o período seja de pelo menos duas semanas, e cinco dias no mínimo para as restantes.

Vamos pensar sobre isso. Quatorze dias são suficientes para recarregar as energias? Estudos apontam que não. O trabalhador só vai conseguir se desconectar completamente do trabalho após 15 ou 16 dias de descanso.

Segundo o presidente da Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Júnior, o trabalhador precisa refletir se estará dedicando tempo suficiente ao descanso. “O trabalhador precisa das férias para descansar seu corpo e sua mente”, lembra Ferreira.

Vivemos hoje uma rotina de trabalho onde impera a pressão pela produtividade. Por isso é fácil compreender o porquê da ansiedade ser uma doença tão popular entre os trabalhadores. Nossa mente não tem a capacidade de suportar por muito tempo um alto nível de estresse diário e constante.

E os benefícios de um bom descanso são muitos, até mesmo na química do nosso corpo, pois diminui a liberação de cortisol no organismo (hormônio responsável pelo estresse) e aumenta a liberação de endorfina (hormônio responsável pela felicidade), por exemplo.

Há uma melhora nítida na saúde, pois há o aumento da imunidade. Uma pessoa descansada tem mais disposição, bem-estar e alegria de viver. Há menos riscos de hipertensão e doenças cardíacas, ou qualquer outra doença proveniente do excesso de tensão.

Ou seja, só vantagens.

Bom para todos, não é mesmo?