Este mês é reservado por entidades do mundo todo para dialogar sobre um tema de saúde muito importante: o câncer de próstata.

A doença é o segundo tipo de tumor mais recorrente entre pacientes do sexo masculino no Brasil, com uma média de 60 mil diagnósticos todos os anos.

O Sindeesmat apoia o Novembro Azul  e convida a todos os trabalhadores da categoria para refletirem sobre a importância de se prevenir contra a doença.

“Se o câncer for descoberto no início, as chances de que o paciente se recupere são de 95%. Por isso, precisamos superar qualquer tipo de receio ou preconceito. A relutância em ir ao médico pode custar uma vida”, explica o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

Piadinha com exame de toque não tem graça

Pode parecer engraçado caçoar de um colega que se submete ao exame de toque, mas esse constrangimento pode ter um preço alto. Segundo o Ministério da Saúde, só em 2016, mais de 14 mil homens morreram por conta do câncer de próstata. Essas perdas poderiam ser evitadas se os pacientes tivessem se submetido ao teste um pouco mais cedo.

O toque é a única forma de prevenir e diagnosticar o tumor. O procedimento deve ser feito uma vez por ano para homens a partir dos 45 anos. O exame é feito por um médico urologista e costuma durar menos de 60 segundos.

Não é preciso ter vergonha. Submeter-se ao toque não afeta a masculinidade de ninguém e garante uma vida longa, com qualidade e muitas realizações!

Coloque sua saúde em primeiro lugar. Basta um toque para prevenir o câncer de próstata!

Fonte: Sindeesmat