Criado na Década de 90 nos EUA, a campanha do Outubro Rosa ganhou o mundo. O movimento pinta e ilumina casas, comércios e monumentos históricos, bem como veste mulheres e homens, todos de rosa e na luta contra o câncer de mama.

O objetivo da iniciativa é estimular o compartilhamento de conhecimentos sobre as doenças e conscientizar a população, principalmente a feminina, sobre a importância de se prevenir contra esses males.

Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente entre mulheres. A doença ataca as células que fazem o revestimento do ducto mamário ou nos lóbulos das glândulas da mama. Eles podem ser “não infiltrativos”, que não atingem outras partes do corpo, ou “infiltrativos”, que podem se espalhar em células sadias e são mais letais ao organismo humano.

Importância dos Exames

Para a prevenção do câncer de mama, é recomendável fazer uma consulta por ano ao ginecologista e, para as mulheres a partir dos 50 anos, realizar o exame de mamografia ao menos uma vez a cada dois anos. Isso porque ele auxilia na prevenção da doença em seu estágio inicial, aumentando em até 95% as chances de cura.

O autoexame também ajuda na identificação de alguma anomalia nas mamas, mas não tem a mesma efetividade em relação à consulta profissional.

Procure um médico o quanto antes e previna-se!

Fonte: Sindeesmat