arte-sindeesmat-coronavirusDescoberto no fim de 2019 na China, o coronavírus se espalhou rapidamente pelo mundo, provocando milhares de mortes, e chegou ao brasil no mês de março.

A infecção do coronavírus é semelhante a um resfriado comum e pode ser facilmente confundida com outras infecções respiratórias. Os sintomas mais comuns são febre, tosse e dificuldade para respirar.

O grande risco de complicações existe quando atinge pessoas com fatores de risco, como idosos, pessoas com doenças respiratórias crônicas e imunodepressivos, podendo evoluir para um tipo de síndrome respiratória aguda e pneumonia. Estudos indicam que, de cada quatro pessoas curadas, uma tenha sequelas como redução de capacidade pulmonar devido a lesões no órgão.

A doença é extremamente contagiosa, o vírus é resistente e o período de incubação, até apresentar sintomas, é longo, de até 14 dias. Assim, alguém pode estar transmitindo o vírus e atingindo pessoas do grupo de risco por muito tempo sem saber.

O contágio se dá por secreções contaminadas como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo como aperto de mão ou com superfícies contaminadas seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como prevenir o coronavírus?

Para evitar a infecção é preciso lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, recomenda-se usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e evite contato próximo com pessoas doentes. Fique em casa quando estiver doente, mas procure serviço de saúde se perceber alguma complicação. Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue no lixo após usar. Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.

Limpeza de veículos é fundamental no combate

Uma das categorias representadas pelo Sindeesmat é fundamental na luta contra a doença. Por ser causada por um vírus que resiste por muitas horas em superfícies metálicas, os responsáveis pela limpeza do transporte coletivo ajudam a evitar infecções com seu trabalho.