1797503_975028535861916_2602921193851090555_nO 13º Congresso Estadual da CUT Paraná (Cecut), realizado em 26 a 28 de junho, na Praia de Leste, foi uma contribuição para a construção de um projeto em defesa da classe trabalhadora para os próximos quatro anos, com a escolha da nova direção que comandará a Central Única dos Trabalhadores – Paraná (CUT-PR).

O Cecut contou com a presença de cerca de 400 dirigentes sindicais e pessoas ligadas aos movimentos sociais de todas as regiões do estado.

Os debates foram sobre a luta contra o Projeto de Lei (PL) 4.330 – da Terceirização –, o ajuste fiscal e outras medidas de austeridade, o fortalecimento de um projeto econômico que privilegie o emprego e o estado de bem-estar social, e a defesa da Petrobras, do Pré-Sal e do emprego.

Em direção às questões do Paraná, foram discutidos o enfrentamento ao governo de Beto Richa com suas políticas de arrocho aos trabalhadores e os casos de corrupção na receita estadual.

O Sindicato dos Empregados em Escritórios e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) – nas pessoas do presidente da entidade, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, e do trabalhador filiado Benedito Aparecido – esteve presente representando sua categoria e levando as reivindicações dos trabalhadores.

Para Agisberto, “é importante para o Sindicato contribuir na luta da classe trabalhadora, levantando propostas no Congresso Estadual e democratizando o processo em uma ordem ascendente até a realização do Congresso Nacional – previsto para ocorrer em outubro, em São Paulo”.