O Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) foi fundado em 22 de abril de 1991.

Em vista da necessidade de representar os trabalhadores internos das empresas de transporte, o Sindicato foi criado para buscar melhores condições de trabalho e conquista de direitos à categoria. Um grande aliado na luta contra a repressão e a injustiça social.

O início das atividades foi em uma pequena sala alugada. Em condições precárias e com pouco espaço – até o telefone era emprestado. Porém isso não foi motivo de desânimo.

Em 1996, depois de muita luta e grandes vitórias, o Sindeesmat adquiriu uma sede própria no centro de Curitiba – onde se encontra até hoje.

Em todos esses anos de história, a entidade conquistou credibilidade e autonomia no cenário estadual e tem, cada vez mais, se tornado uma entidade referência para sua categoria.