20150810-SINDESMAT-AGOSTOAZUL-DANI-POSTOs homens por muitas vezes deixam seu bem-estar físico de lado, realizam poucos exames médicos e cuidam com pouca frequência de sua saúde. Isso causa maiores chances de contrair ou de não diagnosticar diversas doenças.

Essa falta de cuidados geralmente é motivada por falta de conhecimento e de instruções que mostrem a necessidade de os homens cuidarem da sua saúde.

Em vista disso, a campanha Agosto Azul – Escolha Cuidar de Você procura mudar essa cultura entre a população masculina.

Com início em 1º de agosto, estão sendo promovidas ações para incentivar hábitos saudáveis, como a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos regularmente. Esses cuidados são necessários para evitar que a obesidade e o sedentarismo se tornem um fator de risco cardiovascular – que é a que mais causa mortes nos homens do Paraná.

O presidente do Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, explica que “os homens precisam entender que os exames de próstata são necessários e não podem ser negligenciados. Quando se trata da saúde, nenhum esforço deve ser evitado”.

Exames

A prática de exercícios físicos deve vir acompanhada de exames regulares para acompanhar a saúde e prevenir futuras doenças que podem ser amenizadas se o tratamento for feito no estágio inicial. São necessários exames como testes para diabetes, hipertensão, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e hepatite.

Próstata – um cuidado necessário

Além dos exames de rotina, os homens com mais de 40 anos precisam realizar uma avaliação clínica da próstata anual, feita por um urologista. O exame é essencial na prevenção contra o câncer de próstata e não dura mais do que 15 segundos.

Os homens precisam estar atentos, pois o exame é a melhor forma de diagnosticar precocemente o câncer prostático. Por isso, quanto antes o exame for realizado, mais fácil será o tratamento e a cura da doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e o sexto tipo de câncer mais comum no mundo.

Sintomas

A próstata não causa dores, mas existem alguns sintomas que podem ser notados pelo homem. Caso alguns deles apareceram, o exame médico deve ser feito imediatamente.

Jato urinário mais fraco, dificuldade ou demora para iniciar a micção, necessidade frequente de urinar, interrupção involuntária do jato urinário, presença no sangue na urina, dor ou sensação de queimação durante a micção etc. são alguns sintomas que devem ter atenção se forem frequentes.