img_7116Os trabalhadores que atuam nos setores de escritórios e na manutenção das empresas de transportes coletivos de Curitiba e região metropolitana estão próximos do período da data-base, que será em 1 de fevereiro.

Com o intuito de debater os itens da pré-pauta de reivindicações, o Sindeesmat realizou uma assembleia com a categoria, em 15 de dezembro. Os trabalhadores aprovaram os itens da pré-pauta de reivindicações.

A manutenção da data-base, em 1 de fevereiro de 2017, a discussão sobre as condições de trabalho e de salário para a categoria profissional e as cláusulas de natureza jurídica e de natureza econômica foram alguns dos pontos discutidos durante o encontro.

A categoria irá propor, durante as negociações, o reajuste de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a partir de 1 de fevereiro – mais 5% de aumento real. O valor do piso mínimo para ingresso, em qualquer função, será reivindicado em R$ 1.247,17. Já no vale-alimentação, os trabalhadores solicitam que o valor chegue aos R$ 800,00.

Outras solicitações dos trabalhadores incluem a facilitação das campanhas de sindicalização e que os funcionários recém-admitidos pelas empresas passem pelo Sindicato.

Conforme destacou o instrutor de tráfego Juarez Silva Gonçalves, que esteve presente na assembleia, embora os itens de reivindicações tragam desafios para a categoria, são muito válidos para os trabalhadores.

“É uma pauta rica em itens e esses pontos foram bem tratados perante os trabalhadores”, comentou.

Para o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, os pontos de discussões estão em conformidade com a atual realidade do cenário econômico do país.

“Não vamos trabalhar com utopia. Vamos trabalhar com a realidade, para que o trabalhador não seja prejudicado. E durante esta assembleia, tentamos explicar aos trabalhadores e buscá-los para a conversa sobre algumas dúvidas. O pessoal acabou entendendo a mensagem que foi passada”, salientou o presidente.