IMG_9757 (1024x669)Cansada do descaso das empresas com os direitos dos trabalhadores, em 14 de dezembro a base do Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) participou da Assembleia Geral Extraordinária para discutir mobilizações.

Durante a Assembleia, os trabalhadores aprovaram o indicativo de greve, com deflagração a partir de 22 de dezembro, caso as empresas não cumpram o prazo do pagamento da segunda parcela do 13º salário.

O pagamento deverá ser feito até 21 de dezembro, conforme acordo firmado no Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), entre o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) e a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), em 9 deste mês.

Um ponto essencial desse acordo é de que o pagamento seja feito a todos os trabalhadores de forma igualitária em relação a prazos e valores. Na reunião, também ficou acordado que, se tiver aporte da prefeitura até dia 16, as empresas deverão pagar todos os trabalhadores até dia 17.

“Pela experiência que temos com os outros sindicatos, a greve é o caminho para fazer com que os patrões cumpram o pagamento”, afirmou a presidente da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), Regina Cruz.

Para o vereador Cacá Pereira, que esteve presente na Assembleia, o movimento é fundamental. “O Sindicato é quem representa vocês e dá força para este movimento, e vocês já mandaram o recado. Na condição de vereador, o que eu puder fazer, vocês podem contar comigo, levarei estas demandas para a Câmara”, destacou.

Para a diretoria do Sindeesmat, este é o momento de a categoria se unir ainda mais e mostrar sua força para fazer valer seus direitos.

“Muitas empresas já descumpriram o acordo, então não vamos mais deixar que os trabalhadores sejam prejudicados. Se o pagamento não for feito, vamos parar o transporte”, afirmou o presidente do Sindicato, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

Fonte: Sindeesmat