IMG_9520Em 10 de dezembro, os trabalhadores filiados ao Sindicato dos Trabalhadores em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) participaram da Assembleia Geral Extraordinária da entidade, para discutir as reivindicações da categoria para 2016.

O principal ponto da pauta, que deu início aos debates, foi a manutenção da data-base em 1º de fevereiro. Foram discutidos, ainda, as condições de trabalho, o salário da categoria profissional e as cláusulas de natureza jurídica e econômica da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e do Dissídio Coletivo de Trabalho.

Para as negociações do próximo ano, a categoria aprovou a reivindicação de reajuste de 100% sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais 10% de aumento real. Além disso, caso a inflação no trimestre seja superior a 10%, o percentual deverá ser acrescentado ao salário no mês seguinte.

O piso mínimo de ingresso a ser reivindicado será o equivalente ao salário de um porteiro/atendente de transporte especial; o auxílio-alimentação, de R$ 650; o abono salarial, equivalente ao salário mínimo nacional; a assistência médica ambulatorial, de R$ 95; e o auxílio refeição reivindicado será de R$ 30 por dia.

Para evitar prejuízos aos trabalhadores, foi adicionada uma cláusula de multa, no valor de R$ 100, pelo atraso no pagamento de salário, de adiantamentos salariais, de férias, de 13º e de vale-alimentação. Há, também, outra multa de R$ 70 em caso de descumprimento das demais cláusulas.

A pauta de reivindicações contará, ainda, com reivindicações relacionadas a direitos de aposentadoria, condições de trabalho, segurança, sindicalização, liberação dos trabalhadores, carga horária, demissões coletivas, entre as 46 cláusulas previstas.

Durante a Assembleia, a categoria aprovou, ainda, a cessão de autorização para que o Sindeesmat constitua negociação direta com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) e com as empresas do setor, com o objetivo de realizar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

“Protocolaremos essa pauta no Setransp na segunda-feira (14) para já iniciar o nosso processo de negociação. Vamos lutar, no começo do ano que vem, para garantir que a maioria das reivindicações que os trabalhadores fizeram nessa Assembleia sejam atendidas”, afirmou o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.