IMG_7281 (1280x846)Neste sábado (17), delegados sindicais do Sindicato dos Empregados em Escritórios e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) iniciaram a segunda turma do Curso de Formação Sindical – Organização e Representação Sindical de Base (ORSB), promovido pelo Sindicato em parceria com a Central Única dos Trabalhadores no Paraná (CUT-PR).

Com aulas teóricas e demonstrações práticas, os participantes estiveram atentos a todos os detalhes do curso, ministrado pela assessora da secretária da CUT-PR, Juliana Souza.

Obter um maior conhecimento sobre sindicalismo e direitos dos trabalhadores atraiu boa parte dos delegados, interessados em melhorar sua atuação na base.

“Eu espero uma capacitação melhor para mim e para a vida profissional também. A gente não sabia nada sobre o que era sindicato e hoje estamos começando a saber o que é”, afirmou o mecânico de manutenção da Auto Viação Marechal Edson Raimundo.

No primeiro dia de aulas, os participantes puderam saber mais sobre a formação da classe trabalhadora, trajetória do sindicalismo e, com um exemplo prático que contou com a participação de todos, sobre a mais-valia.

“Esse curso nós elaboramos para esclarecer o pessoal que representa o Sindicato nas empresas para que possam transmitir para os trabalhadores tudo aquilo que eles têm dúvidas. Eles estarem preparados para fazer a divulgação dentro das empresas é um benefício a mais para todos”, explicou o vice-presidente do Sindeesmat, José Luiz Kogeraski.

A próxima aula deste primeiro módulo será no próximo sábado (24).