IMG_8346 (1024x683)Em 1º de dezembro, o Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) esteve no Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) para tratar dos direitos da categoria.

Na reunião realizada com o procurador-chefe do MPT-PT, Gláucio Araújo de Oliveira, e o advogado do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) Oderci Bega, o Sindeesmat cobrou a efetivação do pagamento de ambas as parcelas do 13º e do salário mensal dos trabalhadores, bem como a isonomia no tratamento por parte das empresas.

Segundo a diretoria do Sindeesmat, cerca de 90% das empresas já pagaram a totalidade da primeira parcela do 13º e o restante fez o pagamento parcial e se comprometeu a quitar os valores ainda hoje (1º).

“Mesmo com o pagamento tendo sido feito, com a pressão do nosso movimento, queremos garantir que o pagamento da segunda parcela e do salário sejam feitos em dia para não trazer prejuízo para nenhuma das partes”, afirmou o presidente da entidade, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

Segundo o procurador-chefe, a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) e o Setransp se comprometeram com o Ministério que farão o pagamento a ambas as categorias de forma igualitária, tanto em relação aos valores quanto aos prazos.

O compromisso também foi feito pelo presidente do Setransp, Maurício Gulin, em conversa com o Sindeesmat. “Nas outras greves aconteciam casos de deixar o pagamento dos trabalhadores do Sindeesmat para depois. Nossa exigência agora é de que paguem todos os empregados igual. Ou paga igual para todo mundo ou não paga ninguém”, destacou.

Na sexta-feira (4) será realizada nova reunião no MPT-PR, às 16h, para dar continuidade às negociações.