13344810_1301824019846413_7154992514397522620_nA comunicação está presente em todas as esferas da vida. Tanto no âmbito profissional como no pessoal, adquirir conhecimento para se comunicar da melhor forma possível é estar sempre atualizado. Por isso, no último dia 4 de junho, 28 filiados do Sindeesmat participaram do primeiro dia de aula do Curso de Oratória, na sede do Instituto São Cristóvão (ISC).

A iniciativa é uma parceira do Sindicato com o Instituto e tem como objetivo ofertar ferramentas que auxiliem na comunicação dos trabalhadores. O curso também é uma oportunidade de o ISC abrir espaço para treinamentos destinados aos funcionários do setor interno de transportes.

Ministrado pelas doutoras Beatriz Oliveira de Paola e Melissa Gonçales dos Santos, o curso tem duração de 30 horas e continua nos dias 11 e 18 de junho. Para que os alunos se sintam familiarizados com o tema, as professoras fazem dinâmicas de grupo por meio de vídeos.

Melissa explicou que no início os alunos ficam sem saber o que vai acontecer. Aos poucos vão se soltando e, ao final do treinamento, ficam satisfeitos. Ela relatou, ainda, que a oratória não aparece apenas quando a pessoa precisa fazer a apresentação de um trabalho acadêmico ou profissional.

“Às vezes a pessoa tem alguma dificuldade de se expressar, de se expor, e é nesse momento que ela acaba tendo ferramentas muito úteis para essa comunicação”, comentou.

O que dizem os trabalhadores?

IMG-20160606-WA0007De acordo com a filiada do Sindeesmat e funcionária do setor de ensino especial Leoni da Rosa de Aquino, o curso vai agregar novas oportunidades para a vida. “Porque eu posso estar mudando de função amanhã ou depois. Posso usar no meu próprio trabalho ou para mim mesma: na minha postura, na minha forma de agir, de falar, de me movimentar”, explicou.

Tudo é uma questão de oportunidade, foi o que comentou o instrutor operacional e sócio do Sindeesmat Flávio Oliveira de Magalhães. “Por mais que a gente já fale em público, faça algumas palestras, sempre é bom procurar conhecer, para agregar conhecimentos. Eu creio que vai trazer benefícios”, avaliou.

E foi a busca por mais conhecimento que também motivou o instrutor de treinamento e filiado do Sindeesmat Luis Carlos de Lorena a participar do curso. Na função que ele desempenha hoje na empresa, é preciso manter contato direto com os trabalhadores.

“Quanto mais a gente adquirir técnicas, melhor para falar com eles – de uma forma simplificada, com uma linguagem que eles entendam -, acho que fica muito mais viável”, argumentou.

Parceira ISC e Sindeesmat

6Para o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, o curso é algo inédito para os trabalhadores do setor de transportes e é uma oportunidade, também, para o Sindicato mostrar as atividades que desenvolve.

“Embora o Sindeesmat exista há 25 anos, muitos trabalhadores não conheciam o espaço do ISC e da Federação dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários do Paraná (Fetropar), a qual o Sindicato é filiado”, comentou o presidente. Por isso, os alunos aproveitaram para conhecer, também, a entidade.

O diretor do ISC, Munir Varela, destacou, durante a abertura do encontro, que essa é uma oportunidade para que os representados pelo Sindeesmat participem dos cursos ofertados pelo ISC.

“Me sinto bem feliz por ter a categoria do Sindeesmat se aproximando da nossa Federação e do Instituto. Porque nós já trabalhamos com alguns cursos, mas nada muito voltado à categoria dos trabalhadores do setor interno”, finalizou.