shutterstock_199377608 - CópiaMuitos podem se perguntar o porquê de se filiar ao Sindicato dos Empregados em Escritórios e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat). A verdade é que muitos desconhecem todos os benefícios que são oferecidos para os filiados à entidade.

Depois da reunião de orientação realizada em 2 de julho com os delegados de base, os trabalhadores que tiverem dúvidas também poderão procurá-los para demais esclarecimentos.

Consultas

Os trabalhadores com um mês de filiação terão liberação para consultas com retorno de 15 dias. Já com dois meses, serão realizadas até duas liberações com retorno quinzenal. Com mais de três meses são liberadas três consultas com retorno. Para consultas com o mesmo médico não é liberado o retorno no período de 15 dias.

A cobertura médica garante consultas em diversas especialidades, incluindo oftalmologia – para mapeamento de retina. Quanto à cobertura laboral, são incluídos exames de sangue, urina, entre outros.

Para tratamento odontológico, é necessário ter o mínimo de 60 dias como associado. Porém, a assistência cobre limpeza, extração e até obturação. Para guias emitidas na Odonto Santiago, o associado tem direito a até três procedimentos.

Para os trabalhadores não associados, é garantida a liberação de uma guia por mês para consultas ou exames, porém não há cobertura para as especialidades de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e psiquiatria.

O mais recente convênio do Sindeesmat é com o Hospital e Maternidade de Pinhais (saiba mais), que atende também a urgências e emergências 24h.

DSCN3773 - CópiaRegras

Quando o filiado falta em alguma consulta, o Sindeesmat paga por este horário. Por isso, para que haver economia e garantia desses benefícios, a entidade aconselha a cancelar as consultas com, no mínimo, um dia de antecedência.

Caso o filiado falte e não seja cancelada a consulta ou exame, será eliminada uma guia dele do mês seguinte.

Para agendamento de consultas é necessário primeiro marcar na clínica para depois retirar a guia no Sindeesmat. É obrigatória a apresentação da carteirinha de associado e documento foto para qualquer atendimento ou liberação de exames. Caso contrário, o trabalhador não será atendido.

Outros

Para filiados, o Sindeesmat também possui assistência jurídica que comtempla direito criminal, cível em geral (reparação de danos, acidente de trânsito, entre outros), familiar, trabalhista e coletivo. Para utilizar esse benefício são necessários seis meses de carência – exceto para o direito trabalhista.

Além desses benefícios, filiados ao Sindeesmat têm direito a um corte de cabelo no mês nos salões Ulisses ou João Maria.

Para a utilização da Sede de Praia é necessário ter, no mínimo, seis meses de associado. O valor pago será a diária – que é utilizado para a manutenção das casas. Cada sobrado comporta até seis pessoas.

Já na Sede Campestre, o uso das churrasqueiras não tem custo. Porém, é cobrada taxa de manutenção para o uso do salão de festas.

A entidade também fornece, em janeiro e fevereiro, o Kit Material Escolar para filhos dos associados. Para isto, é necessária apresentação da declaração da escola (confirmando a matrícula) e seis meses de associado.

Documentação

Os documentos necessários para filiação são carteira de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CFP), comprovante de endereço, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e documentos pessoais dos dependentes (esposa e filhos menores de 18 anos). Não é permitida a filiação de mãe, pai ou outros familiares.

O Sindeesmat conta com a colaboração de todos os trabalhadores para fazer da entidade um local de boas amizades, ajuda mútua e eficiência. Por isso, está pronta para atender à categoria.