IMG_0222A rotina de visitas do Sindeesmat às empresas de transportes de Curitiba e região metropolitana continua. Em 23 de junho, foi a vez dos dirigentes sindicais conversarem com os trabalhadores das empresas Transporte Coletivo Glória e Viação Piraquara e divulgarem, por meio do jornal Mão na Roda, as notícias do Sindicato.

Em cada canto dos pátios das empresas, os diretores e o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, conversavam com os trabalhadores, esclareciam dúvidas e ouviam as opiniões dos funcionários.

IMG_0200Um dos diretores do Sindicato e analista de departamento pessoal Jamil dos Santos Silva destacou que a visita permitiu que o Sindeesmat acompanhasse a rotina dos profissionais que representa.

“A visita é importante para que os trabalhadores saibam que o Sindicato está atuando. É uma forma de aproximação, pois os trabalhadores conhecem quem são os diretores. E assim, a divulgação acontece”, afirmou.

Quando se trata de ficar por dentro do que está acontecendo no Sindicato, o associado e integrante da diretoria do Sindeesmat Valdeir Sampaio de Azevedo conhece bem. As notícias que são divulgadas por meio do jornal, por exemplo, ele já sabe de antemão, pois sempre está presente nos eventos promovidos pelo Sindicato. Mesmo assim, mantém o hábito da leitura do informativo.

Sindeesmat atende reivindicações de trabalhadores

IMG_0194Em Piraquara, o Sindicato ouviu algumas reivindicações dos trabalhadores, que pediram informações sobre como fazer parte da Entidade. O eletricista Lourival Siqueira de Castro comentou que costuma se informar pelo jornal e avalia como positiva as visitas mais frequentes do Sindicato às empresas.

“Já tive muitas informações boas a partir do jornal com relação ao sistema de trabalho, às leis trabalhistas e outras coisas”, exemplificou.

O gerente de manutenção Luiz Carlos de Araújo avalia que é imprescindível que o sindicato seja ativo e próximo do funcionário. Na opinião do trabalhador, essa é uma forma dos dirigentes sindicais conhecerem quais são as necessidades e até dificuldades dos trabalhadores.

“Muitas vezes, nós só temos informações do que está acontecendo por meio da mídia. Mas, vir aqui e explicar, é importante para que os trabalhadores possam sentir que o Sindicato está do lado deles e está preocupado com a saúde e o bem-estar do trabalhador”, analisou.

Segundo o vice-presidente do Sindeesmat, José Luiz Kogeraski, as visitas esclarecem os funcionários, principalmente aqueles que não possuem tempo disponível para ir até o Sindicato. “Além disso, elas também trazem benefícios para o Sindicato, pois aproxima e faz com que o trabalhador tenha uma visão diferente sobre a própria entidade”, completou.