IMG_0944Para entender os rumos da organização sindical no país, a formação dos diretores é um dos fatores que auxiliam. Por isso, em 10, 11 e 12 de agosto, alguns diretores sindicais do Sindeesmat participaram do curso de Gestão Sindical e Oratória, promovido pela Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), em parceria com o Instituto São Cristóvão (ISC) e o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES).

Para representar o Sindeesmat durante os três dias de curso, estiveram presentes os diretores Valquíria do Rocio Rosa, Elyseo Manoel Sezerino Junior e Jamil dos Santos Silva.

No primeiro dia, os dirigentes puderam aproveitar para adquirir informações sobre a atual conjuntura política que afeta o país, além de receberem orientações sobre a conquista dos direitos trabalhistas, ao longo dos anos, e os processos que envolvem as negociações coletivas.

Já no segundo dia, os temas escolhidos foram relacionados à importância da gestão sindical para as entidades e o papel das assessorias especializadas no auxílio à comunicação dos sindicatos. Durante a palestra desse dia, o professor Renato Bastos, fez um apanhado histórico sobre o sindicalismo no Brasil.

Bastos também salientou como a comunicação direta com os trabalhadores que estão na base contribui para um sindicato participativo.

No último dia, os diretores puderam aprender mais sobre oratória. Dessa vez, o palestrante, Marco Aurélio Pereira, destacou como a oratória também pode ser fundamental para a formação de lideranças dentro do sindicato – que são as pessoas que irão dialogar com os trabalhadores.

IMG_1278Para Valquíria, os temas escolhidos para o Curso foram essenciais. Na opinião da dirigente, é importante que as pessoas que estão dentro do Sindicato participem dos cursos, porque é uma oportunidade de se aprimorar e de receber novas orientações para o movimento sindical.

“Manter contato constante com os trabalhadores que estão na base é fundamental para que o sindicato melhore bastante sua representatividade. Isso o Sindeesmat já tem feito e a tendência é aprimorar ainda mais esse diálogo. Esse é sempre o ponto-chave, conforme destacaram os professores, para um sindicato mais participativo”, argumentou.

Dentro do Sindeesmat, as visitas às empresas e aos funcionários têm sido constantes. Segundo a diretora, o Sindicato tem atuado para estar mais próximo da categoria que representa.