IMG_0079 - CopiaPor meio de debates e dinâmicas de grupo, delegados e dirigentes sindicais do Sindeesmat concluíram o Curso de Formação Sindical – Organização e Representação Sindical de Base (ORSB). A atividade teve duração de sete meses e contou com a tutoria da assessora da secretaria da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), Juliana Souza.

O objetivo do curso foi instruir os sindicalistas para a mobilização da categoria. Para isso, foram abordados temas como história dos trabalhadores e dos sindicatos no Brasil, concepções e princípios da CUT e formas de organizar e melhorar a atuação local.

Para o mecânico da Auto Viação São José Joel Rodrigues do Nascimento, o curso promoveu o conhecimento sobre a atuação do sindicato e sua mobilização na prática. “Podemos passar esses conteúdos para nossos colegas na empresa. O que se aprende ninguém pode tirar de nós”, concluiu.

Ao final do curso, foi produzido um planejamento de ações para mobilizar, informar e associar a categoria. “Com este planejamento os delegados podem interagir com a base e divulgar melhor o Sindicato dentro da empresa”, opinou o mecânico da Expresso Azul Aloés Rocha de Carvalho.