IMG_7323 (1280x845)Neste último sábado (19), os diretores e delegados representantes do Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) concluíram o primeiro módulo do Curso de Formação Sindical – Organização e Representação Sindical de Base (ORSB).

O curso, que é fruto da parceria do Sindeesmat com a Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), teve o primeiro módulo realizado em 12 e 19 de setembro. Em outubro, nos dias 17 e 24, será a vez da segunda turma participar desse mesmo módulo.

Nesta primeira etapa, os dirigentes aprenderam sobre a luta dos trabalhadores no Brasil, as primeiras formas de resistência e surgimento dos sindicatos.

Com a compreensão das lutas e avanços históricos da classe trabalhadora, os dirigentes têm maior fundamento e compreensão para dar continuidade às reivindicações pela jornada de trabalho, salário digno, condições decentes e direitos essenciais aos trabalhadores.

“O passado é importante para planejar o futuro da classe”, esclareceu a assessora da secretaria da CUT-PR, Juliana Souza.

Para os trabalhadores que atuam como delegados representantes do Sindeesmat nas empresas de transporte de passageiros, os conhecimentos adquiridos no curso trarão resultados importantes para a base, já que eles estarão mais preparados para orientar a categoria, identificar problemas nos locais de trabalho e mesmo fazer o enfrentamento, se necessário.

“Isso está melhorando o nosso conhecimento. O que aprendemos já estamos passando para os nossos colegas de trabalho”, conta o almoxarife e delegado na Araucária Transporte Coletivo Altivir Leonardecz.

“Apesar da idade, é importante aprender coisas novas, nunca é tarde. Se um companheiro precisa de uma força, a gente pode ir na empresa, tentar amenizar o problema e fazer alguma coisa”, afirma o zelador de estações-tubo e delegado na empresa CCD Transporte Coletivo Joel Antunes Fernandes.

Fonte: Sindeemat