IMG_0202 (1280x853)Quem vê os ônibus do transporte público de Curitiba e Região Metropolitana circulando pelas ruas sempre bonitos muitas vezes não imagina todo o trabalho de manutenção que é feito pelos trabalhadores para mantê-los assim.

É isso que Laurindo Correa Valtrick faz há mais de 20 anos: cuida dos veículos para manter a frota sempre bonita e segura para circular e conduzir os milhares de usuários do transporte coletivo.

Laurindo é latoeiro e pintor na empresa Auto Viação Santo Antônio, filiado ao Sindeesmat há 15 anos e cuida para que todos os ônibus estejam em perfeito estado de circulação, fazendo as reformas e reparos necessários no veículo.

“Se o ônibus estiver amassado, ou tenha se envolvido em algum acidente, ele vem para nós fazermos a manutenção”, conta Laurindo.

A profissão de latoeiro e pintor foi a primeira e única da vida de Laurindo e, para ele, a escolha trouxe muitas alegrias ao longo dos anos. “Com as condições que a vida me impôs, essa foi a melhor profissão para mim. Eu gosto muito do que faço!”.

Segurança

Além das atividades convencionais do serviço de lataria e pintura, Laurindo também faz a manutenção para deixar os ônibus em perfeitas condições para receber o selo de vistoria da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) – que estabelece vistorias periódicas, avaliando a condição de tráfego da frota, para garantir que os veículos estejam com qualidade para atender aos usuários.

“Procuro da melhor forma possível fazer a manutenção com qualidade para que o usuário seja bem atendido com o transporte público”, complementa Laurindo.

Aprimoramento

Mas engana-se quem acha que essa área não precisa de muitos conhecimentos. De acordo com Laurindo, estudar, fazer cursos e renovar os conhecimentos com frequência são fundamentais para que o trabalhador se mantenha atualizado e faça bem o seu serviço.

“Tem que ter força de vontade e determinação para atingir os objetivos. Você nunca sabe tudo, e aqui todo dia aprendemos coisas novas e inovamos. É importante acompanhar os desenvolvimentos, porque cada vez vai modificando os modelos de carroceria. Tem que acompanhar as novidades”, ressalta Laurindo.

Fonte: Sindeesmat