20150707_SindeesmatLombalgiaUtilizando dados de 187 países, pesquisadores americanos e australianos confirmaram recentemente que 9,4% da população mundial sofre de lombalgia, incluindo crianças. A condição já é considerada como a número um das patologias em relação aos anos sofrendo de uma incapacidade.

Outro estudo relacionado demonstra que a dor lombar é a causa de um terço de casos de invalidez provocados pelo trabalho.

No mundo, as regiões mais afetadas são a Europa Ocidental, norte da África e Oriente Médio, e as menos afetadas ficam entre a América Latina e Caribe. Porém, segundo o estudo, a lombalgia é uma condição que se agrava com a idade, portanto prevê-se que existirá maior incidência também nos países menos desenvolvidos nas próximas décadas. As estatísticas foram publicadas em edição da Global Burden of Desease, um estudo apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A lombalgia se caracteriza pela dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna, próxima à bacia. Pode ser aguda, quando a dor é causada por estresse físico imediato, ou crônica, quando de menor intensidade, porém frequente.

Para o presidente do Sindicato dos Empregados em Escritórios e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, “é de extrema importância que o trabalhador saiba desta condição e de suas causas para que possa se prevenir contra a lombalgia e garantir sua saúde”.

A dor é causada principalmente pela má postura, mas pode ter suas raízes em problemas como hérnias de disco, inflamação, infecção, escorregamento de vértebra, artrose ou até mesmo problemas emocionais.

A correção postural é o modo de prevenção mais importante, porém também é necessário a posição correta de se abaixar (dobrando os joelhos e não a coluna) e é recomendado que não se use um colchão mole demais ou excessivamente duro.