20150812-SINDESMAT-LER-DANI-POSTAs Lesões por Esforços Repetitivos (LER) – ou Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort) ou Afecções Musculoesquelético Relacionadas ao Trabalho (Amert) – são um conjunto de doenças do trabalho que atinge principalmente os músculos, ossos e tendões.

A principal causa essas doenças é o processo de organização do trabalho, que em más condições promove jornadas prolongadas, movimentos repetitivos, ritmo acelerado, cobrança excessiva de metas de produção e pouco tempo para descanso.

Os sintomas da doença passam por várias fases, por isso é preciso ficar atento.

O grau 1 dá sensação de peso e desconforto no lugar afetado, com dor espontânea e pontadas ocasionais durante a jornada de trabalho. Esse primeiro grau não interfere na produtividade, é uma dor que melhora com o repouso.

Já o sintoma do grau 2 é uma dor persistente e mais intensa que não cessa durante a jornada. Ainda é tolerável e permite o desempenho da atividade, mas já começa a afetar o rendimento nos períodos de maior esforço.

A dor mais forte caracteriza o grau 3, quando, além de aparecer no trabalho, também durante o repouso não desaparece por completo. O grau 4 traz dores insuportáveis, que se acentuam com movimento, causando perda de força e do controle dos movimentos. Neste grau o inchaço é persistente e podem aparecer deformações.

O Sindicato dos Empregados em Escritórios e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) alerta para o fato de que a cada dia mais trabalhadores são atingidos por essas doenças. “A melhor forma de combate é a prevenção, com a adoção de posturas e ritmos de trabalho mais adequados”, informa o presidente da entidade, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.