quarteto-100-sindeesmat (1)Os acidentes de trabalho, infelizmente, fazem parte do dia a dia dos trabalhadores brasileiros. Mesmo que essa realidade seja bem conhecida, poucos dados em relação a esse tipo de situação são compilados.

Diante disso, o Ministério da Saúde (MS) incluiu na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013 – pela primeira vez – perguntas sobre acidentes de trabalho. A pesquisa foi realizada em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo o estudo, é grande a necessidade de saber mais sobre acidentes de trabalho no país por causa da falta de informação. Uma nova PNS será realizada em 2018 e, a partir daí, será adotada a periodicidade de cinco anos para realizar uma nova investigação.

A pesquisa traz dados importantes para entender a realidade do empregado no ambiente de trabalho.

De acordo com a PNS de 2013, 4,9 milhões de trabalhadores sofreram algum tipo de acidente de trabalho. Já o Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS) indicou que, nesse mesmo ano, aconteceram 717.911 acidentes de trabalho.

As estatísticas do AEPS utilizam dados registrados na Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). A diferença das informações se dá pelo fato de que muitos acidentes não são registrados pelas empresas por meio da CAT. Por isso, a PNS consegue ser mais abrangente que o AEPS.

É preciso compreender a realidade do trabalhador e adotar medidas que reduzam os índices de acidentes, de acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior. “Garantir condições seguras e saudáveis para o trabalhador é um passo importante para reduzir os acidentes de trabalho”, afirma.

Alguns resultados da PNS

– Entre os trabalhadores com 18 anos ou mais, 3,4% são atingidos por acidentes de trabalho. São também os trabalhadores menos escolarizados.

– O Sudeste é a região com menor índice de acidentes. Isso se dá, possivelmente, pela fiscalização e atuação sindical mais fortes na região.

– A estimativa é de que 85,5% dos acidentes de trabalho que aconteceram em 2013 não tenham sido notificados.