1Estar próximo do trabalhador e mostrar o que está em pauta no mundo sindical também são atividades do Sindeesmat. Por isso, no dia 21 de junho, dirigentes do Sindicato estiveram presentes na empresa Auto Viação Mercês. Além de manter contato com o trabalhador, a proposta da visita era distribuir aos funcionários o informativo Mão na Roda, produzido a cada dois meses pelo Sindeesmat.

Nessa última edição do jornal, os funcionários são informados sobre as questões de saúde e segurança no trabalho, os benefícios jurídicos e o acompanhamento do Sindicato junto aos temas que afetam os trabalhadores.

O diretor do Sindeesmat Ademar de Souza comentou que as visitas que a entidade faz às empresas é uma forma de aproximar o trabalhador e mostrar que eles possuem representação.

2“Eu, particularmente, tenho sentido uma diferença grande, porque os jornais estão sendo bem aceitos pelos funcionários e pela categoria”, destacou.

“Hoje, o pessoal vem aqui periodicamente. Está bom assim e eu espero que melhore ainda mais”, argumentou.

O gerente de manutenção e diretor de relações sociais do Sindeesmat, Salvador Silvano, avaliou que a visita da entidade à empresa é significativa para demonstrar que existe um Sindicato atuante. Ele destacou que, quando o trabalhador recebe o informativo em mãos, fica mais consciente da importância do Sindeesmat.

3“O conteúdo do informativo diz respeito ao trabalhador e esclarece bastante coisa. Às vezes o funcionário não sabe que tem determinados benefícios que vêm do Sindicato e fica com vergonha de perguntar. Por meio do informativo, ele vai se atualizando”, analisou.

Para o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, entregar o informativo e conversar com trabalhadores e sócios do Sindicato traz, como resultado, um Sindicato mais participativo.