IMG_0743Um dos caminhos para a aproximação do sindicato com a categoria dos trabalhadores representados é por meio do diálogo constante. Isso só é possível com a transparência na gestão de uma entidade. Com o Sindeesmat, não é diferente. Por isso, em 28 de julho, o Sindicato realizou uma Assembleia Extraordinária para Prestação de Contas referente ao período de 2015/2016 e a previsão orçamentária para o próximo ano.

Durante o encontro, os associados tomaram conhecimento sobre os relatórios das despesas, os investimentos e as projeções de melhorias que o Sindeesmat aguarda. Os benefícios ofertados pelo Sindicato, por exemplo, foram um dos maiores destaques na prestação de contas.

Em 2015, 285 kits escolares foram distribuídos, mais de cinco mil consultas a especialistas foram realizadas por meio do Sindicato, outros 1438 atendimentos odontológicos estiveram ao alcance do associado e 684 exames foram realizados. Tudo isso, sem custos adicionais.

“O Sindicato, nos últimos meses, tem se aproximado cada vez mais do trabalhador. Com isso conquistamos a confiança deles para conseguirmos, em conjunto, desenvolver um trabalho em prol da própria categoria”, ressaltou o presidente.

Distribuição de verbas

IMG_0747Janiolde Bonfim é um dos associados que utiliza, mensalmente, alguns dos benefícios do Sindeesmat. Para ele, a prestação de contas é uma forma de deixar o filiado tranquilo quanto à movimentação financeira bem utilizada.

“O associado que faz o pagamento mensal, e vem há vários anos participando com as mensalidades, sente necessidade de saber onde estão sendo aplicados os valores”, afirmou.

As despesas do Sindeesmat são divididas, basicamente, em duas categorias: despesa com pessoal e despesas operacionais. Na primeira, entram os salários e os encargos. Já a segunda é composta pelas contas com atividades, reuniões e seguros, por exemplo.

A prestação de contas demonstrou, ainda, que o patrimônio do Sindicato cresceu nos últimos meses, mesmo com a construção de sete sobrados e doze garagens da sede de praia, que deve ficar pronta, no máximo, em um mês. A maior dificuldade encontrada, porém, é a inadimplência de algumas empresas com relação ao repasse dos valores das contribuições.

IMG_0751Apesar disso, a diretora do Sindicato Valquiria do Rocio Rosa destacou que a estratégia adotada pelo Sindeesmat é a de parcelar os valores, porque assim é possível receber.

A prestação de contas é uma obrigação estatutária. No entanto, serve, ainda, para evidenciar a honestidade e a transparência da entidade, conforme salientou a primeira secretária do Sindeesmat, Márcia Cristina Marques Nunes.

“Isso aproxima, cada vez mais, o associado do Sindicato, porque é o dinheiro dele e ele quer saber onde está sendo empregado. E o Sindicato tem essas respostas”, ressaltou.

Fonte: Sindeesmat