IMG_7585 (1280x841)O mês de outubro terminou com conscientização, prêmios e um delicioso coffee break para as trabalhadoras, esposas e filhas que participaram da 2ª Caminhada Contra o Câncer de Mama do Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat).

O evento, realizado na última sexta-feira (30), começou na Praça Santos Andrade, onde diversas mulheres com balões rosas, faixas e camisetas iniciaram a marcha. O objetivo era alertar a população sobre uma doença silenciosa, mas que tem feito diversas vítimas: o câncer de mama.

As participantes entregaram panfletos que contavam a história do Outubro Rosa e advertiam sobre prevenção, autoexame e tratamento.

Palestra

O principal objetivo do evento era alertar as mulheres sobre os riscos e ensinar como se prevenir da doença. “Queremos fazer deste evento uma tradição e que seja cada vez melhor. O nosso intuito é conscientizar as mulheres sobre a prevenção e os cuidados necessários para evitar a doença”, afirmou o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

Por isso, após a caminhada, foi realizada uma palestra com a médica ginecologista e obstetra Andréia Cestari, no Hotel Del Rey.

De forma descontraída, a médica realizou testes com as participantes e tirou dúvidas sobre diferentes formas de que o câncer pode surgir. “A importância da prevenção é o diagnóstico precoce, facilitando o acesso a um tratamento menos invasivo e com maior poder de resolução do caso”, explicou Andréia.

A orientação é de que a mulher faça a palpação no banho ou na troca de roupa. A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença.

Para Clarice de Oliveira Pego, esposa de um filiado ao Sindeesmat, o autoexame foi essencial para evitar que um nódulo na mama se tornasse um câncer.

“Eu, quando descobri [o nódulo] no autoexame que fiz debaixo do chuveiro, fui procurar fazer uma mamografia. Fui encaminhada para o hospital para fazer o tratamento. Hoje eu só faço uma reconsulta de dois em dois anos, mas me sinto curada”, contou Clarice.

Descontração

Para encerrar o evento com chave de ouro, foi oferecido um delicioso coffee break e maquiagem profissional para aquelas que quisessem ficar ainda mais bonitas. Já as mais sortudas puderam levar para casa diversos prêmios doados pelos patrocinadores do evento – que arrancaram sorrisos da mulherada.

Óculos, chapinhas, kits de beleza e mamografias foram sorteadas para as participantes que puderam levar embora, além do conhecimento, vários presentinhos do encontro.

“Isso incentiva as pessoas a cuidarem da própria saúde e, para nós mulheres, é muito importante, nós temos mesmo que participar. Já participei ano passado e neste ano teve ainda mais participantes”, relatou a atendente do ensino especial da Auto Viação Marechal, Laura de Melo Strapasson.