2

Participar é estar presente, acompanhar e defender as causas dos trabalhadores. Por isso, em 24 e 25 de maio, o Sindeesmat marcou presença no Seminário de Replanejamento da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar), realizado em Guaratuba.

Durante o evento, as lideranças dos mais de vinte sindicatos filiados à Federação puderam expor e defender ideias e dialogar juntos. O Sindeesmat aproveitou para debater, também, sobre os temas apresentados nas duas palestras e representar os mais de três mil trabalhadores do setor interno que o Sindicato atende.

No primeiro dia do evento, foram discutidos os desafios, as ameaças e as oportunidades para os trabalhadores do transporte do Paraná. Para finalizar, os dirigentes sindicais analisaram a questão da segurança e da saúde dos funcionários nas empresas.

Qual a participação do Sindeesmat?

O Sindeesmat representa nas empresas de transporte, no âmbito de Curitiba e região metropolitana, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), composto por técnicos de segurança do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem do trabalho.

Para aprimorar a área, o Sindeesmat reivindicou uma secretaria dentro da Fetropar. O objetivo dessa reivindicação é fazer com que a Federação dê mais ênfase aos trabalhadores internos do setor de transporte. O pedido foi oficializado perante o presidente da Fetropar, João Batista da Silva, e foi apoiado por outras entidades sindicais.

Segundo o presidente do Sindicato, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, a área de segurança e saúde no trabalho ainda é carente de informações e ações práticas.

3

“Para avançar, é preciso intensificar a fiscalização junto ao Sindicato, junto à Fetropar e, principalmente, junto ao órgão competente, que é a própria Superintendência Regional do Trabalho, e que tem um corpo de fiscal que atende essa área de Segurança e Medicina do Trabalho”, destacou Agisberto.

O que seria o Replanejamento? Abrir espaço para as discussões, a fim de unir os sindicatos. Foi o que revelou a primeira secretária do Sindeesmat, Márcia Cristina Marques Nunes. Com relação à participação do Sindicato no evento, Márcia avalia que é uma das muitas oportunidades para o Sindeesmat mostrar o trabalho que desenvolve com os trabalhadores da categoria que representa.

“Ele está mostrando que está vindo com mais força e que, de alguma maneira, está participativo para fazer o que é certo para o trabalhador”, avaliou.

Por mais mulheres no movimento sindical do transporte

4Única voz feminina no Seminário de Replanejamento da Fetropar, Márcia, afirmou que a participação nos dois dias de evento lhe permitiu conhecer outras lideranças e se integrar mais aos assuntos da Federação. Ela classificou a participação como uma experiência nova, única e diferente. Para Márcia, essa experiência precisa ser a primeira de muitas.

“Até comentei com o presidente da Fetropar: é preciso mais mulheres na diretoria da Federação também. As mulheres querem igualdade, mas às vezes não querem lutar pela igualdade. Eu abri mão da minha casa, dos meus filhos para estar aqui, para participar, para conhecer, para entender, para me inteirar. Pois, se eu quero isso, preciso abrir mão de alguma coisa”, argumentou.