IMG_8154 (1024x683)Em 20 de agosto, a diretoria do Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat) compareceu ao Ministério Público do Trabalho da 9ª Região (MPT-PR) para acompanhar representantes da Auto Viação Redentor em reunião com o procurador-chefe do Ministério, Gláucio Araújo de Oliveira para tratar de contratações de pessoas com deficiência na empresa.

Na audiência, a empresa trouxe dados atualizados do número de empregados com deficiência. Dos 1.839 funcionários, 88 têm algum tipo de deficiência. O número necessário para cumprir a cota estabelecida pela lei 8.123/1991 é de 92 (5%). Portanto, o cumprimento da cota está ao alcance da empresa.

De acordo com a advogada da Auto Viação Redentor, Daniele Slivinski, a dificuldade no cumprimento da cota mínima de 5%, de acordo com a lei, está na relação do número de funcionários externos. “80% dos nossos empregados são de motoristas e cobradores e 20% são da parte de manutenção. Em vista disso, é preciso mostrar essa realidade dentro da Redentor, fato que também é frequente em outras empresas de transporte”, destacou.

Representantes da empresa se comprometeram em cumprir a exigência no prazo de 60 dias e declararam que a divulgação do número de vagas disponíveis será fortalecida e divulgada mensalmente.

A diretoria do Sindeesmat, para garantir a aplicação da lei 8.123/1991, se comprometeu em divulgar as vagas exclusivas para pessoas com deficiência em seu site.