20151030_mecanicoAs oficinas mecânicas são ambientes que oferecem inúmeros riscos para o trabalhador. O empregador tem a obrigação de prover Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPIs/EPCs), treinamento adequado para prevenção de acidentes e adotar medidas para que os riscos sejam minimizados. A realização de tais providências preza especialmente pela integridade do funcionário, garantindo sua saúde e segurança.

As ferramentas utilizadas não podem ser improvisadas,  e, se apresentarem defeitos ou forem de má qualidade, devem ser  substituídas.

O uso de creme protetor de pele e aventais impermeáveis quando o contato com substâncias for intenso e inevitável é fundamental para garantir a integridade do empregado. Ele também deve utilizar uma banqueta ergonômica para trabalhar sentado, quando possível, além de fazer uso de botina de segurança para proteção dos pés.

Óculos de ampla visão, luvas nitrílicas, botas impermeáveis e protetor respiratório são ferramentas essenciais para a lavagem e desengraxe das peças desmontadas.

Além disso, materiais inflamáveis devem ser armazenados em locais fora da oficina, em embalagens com rótulos de identificação. Extintores de incêndio devem estar em locais sem obstrução, e no ambiente da oficina devem estar expostas sinalizações de que é proibido fumar.

A soldagem de peças e componentes é um processo que exige muitos cuidados. O empregado deve utilizar máscara com lente protetora contra radiação ultravioleta, luvas e aventais de raspa para proteção contra queimaduras. Além disso, é preciso ter cuidado com os tanques de combustíveis, verificando se todos os gases foram retirados completamente. A soldagem deve ser realizada em locais que não sejam confinados ou próximos a produtos inflamáveis.

Já os testes de motores após terem sido montados exigem que o trabalhador utilize protetores auriculares. Em caso em que o funcionário precise retirar os protetores, tal tarefa deve ser realizada no máximo duas vezes por dia.

Para a limpeza de mãos e braços, a pasta desengraxante à base de produtos naturais para limpeza das mãos é a sugestão de uso.

“Essas medidas são meios de preservar a integridade do empregado de oficinas mecânicas, protegendo a sua saúde e segurança”, explica o presidente do Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

“Caso alguma medida não seja respeitada, o trabalhador deverá notificar o sindicato para que possamos tomar as providências necessárias”, complementa.