DSC09455Não é apenas nos pátios e oficinas que se concentra o trabalho das empresas de transporte coletivo de passageiros; dentro dos escritórios também são desempenhadas atividades fundamentais para o funcionamento da empresa e para o desenvolvimento do transporte em Curitiba e Região Metropolitana.

João Tadeu Balzan é um exemplo dos trabalhadores que atuam na área administrativa e contribuem com o trabalho dos demais funcionários. “Estou satisfeito com meu trabalho, é o que gosto de fazer”, conta.

Atuando na Auto Viação Redentor há 37 anos, Balzan já passou por diversas atividades e conhece um pouco de cada área de atuação da empresa. Ao entrar na organização, trabalhou na área de controle de tráfego, depois passou a assessorar a diretoria e hoje ocupa o cargo de gerente para assuntos especiais.

Na função que exerce hoje, Balzan trabalha principalmente na área jurídica da Redentor, fazendo acompanhamento e controle de processos cíveis, criminais e trabalhistas da empresa, principalmente relacionados a questões de trânsito – acidentes e inquéritos policiais.

Mas o trabalho vai além disso. Balzan também resolve questões financeiras junto à Receita Federal e ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), faz reuniões com o Setransp – para discutir pontos como renovação de frota, por exemplo –, vai a reuniões no Ministério do Trabalho, no Ministério Público, a audiências, entre outras funções.

Pró-atividade é uma característica profissional bastante valorizada por Balzan. “Eu sou uma pessoa que faz tudo dentro da empresa. Entendo um pouco de cada coisa, conheço muitas pessoas e isso ajuda bastante o trabalho”, afirma.

Formado em Contabilidade e como técnico em segurança do trabalho, Balzan acredita que todo trabalhador dedicado e comprometido tem capacidade de subir na carreira. “A qualificação é importante. Muitas vezes, a empresa vê um funcionário que se destacou, ou mesmo que iniciou em um cargo de base e estudou, e o promove a um cargo melhor.

Não é fácil, mas um trabalhador do administrativo ou manutenção pode, sim, subir na carreira”, destaca.

SINDICATO

Balzan também é filiado ao Sindeesmat e defende a importância de os trabalhadores estarem próximos do Sindicato para conseguir avanços e melhorias para toda a categoria. “Todos os trabalhadores deveriam ser sindicalizados, e acho que deveria ser obrigação das empresas pagar isso. Acho que é muito importante o Sindicato nos acompanhar e brigar pela categoria, para assim conseguirmos nossos direitos”, frisa Balzan.