texto3-sindeesmatPrevenção é a melhor solução. Mas ainda há quem resista e feche os olhos para os perigos causados por acidentes de trabalho – sobretudo quando falamos do setor da mecânica, onde são essenciais os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Serviços de funilaria e pintura, deslocamento de peças pesadas, manutenções elétrica e de motores são situações de risco que exigem muita atenção destes profissionais.

Nas oficinas mecânicas, há algumas situações em que o uso do EPI é indispensável, tais como funilaria; lavagem de peças; usinagem (máquinas operatrizes); pintura; lavagem de veículos; manutenções mecânicas ou elétricas; manuseio de materiais; serviços pesados com risco de queda; serviços em áreas ruidosas; oxiacetilênica; desmontagem/montagem de veículos e motores.

Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, a utilização de EPIs ainda sofre resistência e coloca em perigo a vida do trabalhador. “Os acessórios não são caros em relação aos benefícios gerados para o trabalhador”, explica.

As empresas têm a responsabilidade de fornecer os equipamentos adequados gratuitamente aos funcionários. Também é necessário que se faça treinamento e orientação sobre o uso.

Investir em saúde e segurança no ambiente de trabalho garante a qualidade dos serviços prestados.