quarteto-103-sindeesmatO número de nascimentos prematuros cresce a cada dia no Brasil. Em 2012, foram 340 mil bebês prematuros, resultando em uma média de 40 por hora.

Na tentativa de reduzir as dificuldades das mães nesse momento delicado, o Senado Federal aprovou o projeto que estabelece que a licença-maternidade de 120 dias só comece a ser contada após a alta hospitalar do bebê.

A proposta, que seguiu para votação na Câmara, fixa um tempo máximo de 12 meses, sendo 4 meses de licença à gestante e até 8 meses de internação.

A extensão da licença-maternidade se mostra importante para garantir a saúde do bebê e o bem-estar da mãe e de toda a sua família. Ainda não prevista para servidoras públicas, a proposta alcança apenas trabalhadoras da iniciativa privada.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, o bem-estar da trabalhadora será garantido pela medida. “Em um momento delicado ao lado de seu filho, a preocupação da mãe não deve ser o emprego. A certeza de que o seu trabalho está garantido dá mais segurança à mulher”, afirma.