Leao-IR-koSF-U102572704029PvG-1024x819@GP-WebA Receita Federal começa a receber as declarações do Imposto de Renda 2016 na próxima terça-feira (1). O acerto de contas com o Leão é descrito por especialistas como uma oportunidade para que o contribuinte coloque no papel todos os seus rendimentos no ano passado, tudo o que recolheu de impostos e seu patrimônio, fazendo uma avaliação inclusive de sua situação financeira.

Acesse o site da Receita Federal e faça o download do programa gerador da declaração

“A Receita quer ver sua evolução patrimonial e como isso se relaciona com sua renda. É algo que a pessoa pode aproveitar para avaliar sua saúde financeira”, diz Francesco Aloe Ribeiro, gerente sênior de impostos da EY.

É preciso ter em mente também que a Receita Federal tem hoje acesso a um número muito grande de informações sobre o contribuinte, o que diminui o espaço para omissões na declaração. A sugestão de especialistas é que o contribuinte apresente os dados com precisão e sempre embasado em comprovantes.

“A Receita cruza dados e consegue pegar até pequenas incorreções”, explica o consultor tributário da Sage IOB Antônio Teixeira. Por isso, uma das sugestões é que o contribuinte use as novas ferramentas disponibilizadas pela Receita que permitem importar automaticamente dados de declarações eletrônicas.

Veja cinco passos descritos pelos especialistas para uma declaração de IR sem erros.

1) Organização 

 

Fonte: Gazeta do Povo