sindeesmat_abrilverde-1-jpg“Uma das principais funções do sindicato é assegurar que a categoria possa exercer seu trabalho com dignidade e respeito, sem estar exposta a nenhuma situação que prejudique sua saúde. A empresa tem a obrigação de zelar por quem trabalha nela todos os dias, e a nossa atuação consiste em cobrar para que isso aconteça”, explica o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior.

Números de afastamentos no Paraná assusta

Os dados do INSS ilustram os principais riscos aos quais os trabalhadores estão expostos. De acordo com o órgão, os problemas campeões em número de afastamentos foram as dores nas costas, com 84 mil benefícios concedidos; as fraturas de pernas, com 80 mil; e as lesões nas mãos, com 60 mil.

No Paraná, um caso de acidente de trabalho é registrado a cada 14 minutos. A frequência é alarmante, e chama atenção porque grande parte dos incidentes poderia ser evitada se a questão fosse tratada com mais seriedade pelas empresas.

É função do empregador investir em equipamentos de segurança, treinamentos e tecnologias que possam ajudar a categoria a exercer suas funções com mais qualidade de vida.

Qualquer risco à saúde física ou mental do trabalhador deve ser denunciada ao Sindeesmat o mais rápido possível. O comunicado pode ser feito de forma anônima, sem prejuízo para o autor da denúncia.