IMG_0015 (1280x853)O friozinho curitibano da manhã deste sábado (12) não foi desanimador para os dirigentes sindicais do Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), que se reuniram na sede da entidade para o primeiro módulo do Curso de Formação Sindical.

“Esse primeiro módulo tem o intuito de trabalhar o conteúdo histórico com os dirigentes do Sindicato, no sentido de compreender que todas as coisas que aconteceram na história do Brasil [e] na formação da classe trabalhadora brasileira influenciam no que acontece hoje em dia”, explicou assessora da secretaria da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), Juliana Souza.

“A opressão que acontecia com a população negra e escravista [possui] desdobramentos hoje no tratamento dos patrões com os empregados”, completou.

Com muita expectativa e olhares atentos, os dirigentes sindicais puderam se apresentar e falar um pouco sobre a sua trajetória no sindicalismo e os objetivos que buscam ao participar do curso.

“Eu estou achando bem interessante, relembrando os aprendizados que a gente já teve no passado. A expectativa é melhorar os conhecimentos para passar melhores informações para o pessoal que trabalha na empresa, que também são associados e precisam da entidade”, afirmou o gerente de tráfego da empresa Mercês, Mariano Jucke.

“Muito bom, bem proveitoso, mostrando todos os princípios do Sindicato – o que deve fazer e [o que] não [deve]”, afirmou o responsável pelo Recursos Humanos (RH) da CCD Transporte Coletivo Gilmar Moreira Cabral.

Para o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, o Curso de Formação Sindical é importante para entender a conjuntura política e tomar as melhores decisões a favor da sua base.

“É importante saber avaliar o cenário político para que, na hora de lutar pelos trabalhadores, as melhores decisões sejam tomadas com base no conhecimento adquirido. Por isso o curso é tão importante para os sindicalistas”, explicou Agisberto.

Essa é a primeira turma do curso, que finaliza o primeiro módulo no próximo sábado (19). Em outubro, será a vez da segunda turma.

Próximo módulo

O segundo módulo vai tratar da formação dos sindicatos a partir da industrialização do Brasil e a vinda dos imigrantes, que já tinham uma experiência e foi aí que começam a surgir aqui as associações de ajuda mútua, que são os primeiros sindicatos.

“[Nós] vamos pensar nessa parte histórica até a ditadura [militar] e [posteriormente] com o surgimento dos sindicatos reconhecidos pelo estado e da CUT, ao qual o Sindeesmat está filiado agora”, explicou a assessora da CUT-PR.

“O maior ganho que o dirigente pode ter ao fazer o curso de formação não [é] só do conhecimento adquirido, mas [ajuda] na hora de atuar na sua base [e] conversar com as pessoas que estão lá. Então esse conhecimento ajuda as pessoas para pararem [para] pensar que muitas vezes as críticas que fazem ao sindicato não são coisas de agora, que o sindicato criou, esse governo que criou, são coisas que acontecem a muitos anos”, completou Juliana.

Fonte: Sindeeesmat