IMG_9996 (1280x831)Com os trabalhadores do Paraná sofrendo constantes ataques do governo estadual e o cenário nacional desfavorável para a classe, torna-se ainda mais necessário o apoio e a força de lideranças políticas preocupadas em defender e lutar por direitos e condições dignas de trabalho.

Na última sexta-feira (11), a Central Única dos Trabalhadores no Paraná (CUT-PR), que representa 670 mil trabalhadores, empossou sua nova diretoria, que conta com a participação do presidente do Sindicato dos Empregados em Escritório e Manutenção nas Empresas de Transportes de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindeesmat), Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, para fortalecer a luta pela sua categoria.

“Com a participação do Sindeesmat na nova diretoria da CUT-PR, poderemos levar adiante reivindicações que estão travadas por falta de apoio político. Além disso, os trabalhadores da nossa base serão melhor representados e terão suas lutas apoiadas em nível estadual”, afirmou Agisberto.

Cerimônia

A cerimônia de posse da nova diretoria da CUT-PR foi realizada no salão do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de Curitiba e Região Metropolitana (Sintracon-Curitiba). Luzes e rosas vermelhas enfeitaram o local que reuniu mais de 300 pessoas.

Diversas lideranças políticas e representantes dos trabalhadores filiados à CUT-PR homenagearam a nova diretoria e falaram das expectativas e desafios para o próximo mandato – que vai até 2019. A presidente reeleita da entidade, Regina Perpétua Cruz, falou sobre a conjuntura e os desafios que virão para o segundo mandato.

“Fazer um enfrentamento contra o Projeto de Lei (PL) 4.330/2004 – porque, se passar no Senado Federal, nós vamos conhecer o que é a terceirização. Aqui no estado, o enfrentamento contra o [governador], Beto Richa, é o nosso maior desafio”, reconheceu Regina.

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT-PR) falou da importância da Central para a classe trabalhadora. “A CUT é fruto da luta, da união, do esforço e da dedicação de centenas de milhares de trabalhadores. Não é uma invenção feita da cabeça de meia dúzia de burocratas. É uma Central que nasce da necessidade de organização dos trabalhadores, por isso a CUT tem vida longa e nos representa”, assegurou.

Após a cerimônia de posse, foram servidos petiscos saborosos da agricultura familiar: azeitonas, salames e queijos aprovados pelos convidados. De acordo com Regina, a escolha do menu foi uma forma de incentivar os produtores de alimentos saudáveis e oferecer aos presentes uma alimentação livre de venenos da grande indústria alimentícia.

Representatividade

O presidente do Sindeesmat, que assumiu o cargo de diretor da CUT-PR, considera importante sua participação na Central para aumentar a representatividade da categoria e sabe que o trabalho pela frente será cheio de desafios.

“Temos nessa diretoria representantes das mais diversas categorias e regiões do estado. Isso é importante para a CUT-PR representar todos os trabalhadores. Estamos animados com o trabalho que já teve início”, declarou.