sindeesmat_juridico-08_01Com o objetivo de atender os associados do sindicato, o Sindeesmat conta com um amplo quadro de advogados extremamente capacitados para oferecer atendimento jurídico aos trabalhadores nas varas Cível, Criminal, de Família e do Trabalho.

Não são todos os trabalhadores que conhecem seus direitos logo na contratação, enquanto trabalham ou até mesmo após o desligamento da empresa. Por isso, o sindicato busca oferecer esse atendimento para seus associados.

Em casos de demissão sem justa causa, por exemplo, o trabalhador tem direito a férias, 13º salário, aviso-prévio, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), 40% de multa sobre o FGTS e seguro desemprego.

Em março, uma das ações realizadas pelo atendimento jurídico do Sindeesmat foi para os trabalhadores da empresa TransTupi, de Araucária. Com o fechamento de uma das linhas de ônibus, diversos trabalhadores ficaram sem emprego.

Além de serem demitidos, a empresa se recusou a pagar salários atrasados e demais valores garantidos por lei aos trabalhadores. Por isso, os advogados entraram com liminar – que foi aceita pela Justiça – contra o empregador.

De acordo com a advogada do Sindeesmat, Lúcia Maria Beloni Correa Dias, a ação foi favorável ao pedido dos trabalhadores. “Entramos com a liminar contra a empresa e vencemos. Tudo indica que todas essas pessoas prejudicadas logo terão acesso ao dinheiro”, afirma.

Para o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, garantir os direitos jurídicos do trabalhador é um dos motivos da existência do sindicato. “Precisamos sempre defender nossos companheiros, estar do lado de quem precisa desse atendimento e impedir que patrões retirem direitos de seus trabalhadores”, relata.

Outras negociações

Além da vitória conquistada pelos trabalhadores demitidos da TransTupi, em Araucária, o atendimento jurídico do Sindeesmat também atuou nas negociações dos trabalhadores de Curitiba e região metropolitana com relação à data-base da categoria.