Em um mundo que buscamos a igualdade de gênero, os direitos trabalhistas das mulheres se destacam como fundamentais para garantir não apenas um ambiente de trabalho equitativo, mas também o reconhecimento das necessidades específicas femininas. O SINDEESMAT se posiciona firmemente ao lado das trabalhadoras, promovendo a conscientização e a defesa de seus direitos. Dentre os direitos prioritários, destacam-se:

Equiparação de Salários: A legislação brasileira proíbe a diferenciação salarial entre homens e mulheres que exerçam funções equivalentes. Essa medida visa erradicar as discrepâncias salariais baseadas em gênero, promovendo um tratamento justo e igualitário no ambiente de trabalho.

Descansos Especiais para Amamentação: A lei assegura às mulheres o direito a dois descansos especiais durante a jornada de trabalho para amamentação até que o filho complete seis meses, evidenciando a importância da saúde e do bem-estar materno e infantil. Este período pode ser estendido com base na saúde da criança, mediante apresentação de atestado médico.

Limite de Pesos: Para proteger a integridade física das trabalhadoras, existem limitações quanto ao peso que podem ser carregados, dependendo da frequência e da natureza do trabalho. Estas regras ajudam a prevenir lesões e garantir um ambiente de trabalho seguro para as mulheres.

Licença-Maternidade: A licença-maternidade de 120 dias sem prejuízo do emprego e do salário é um direito consolidado, proporcionando às mulheres o tempo necessário para o cuidado e a formação do vínculo com o bebê. A aplicabilidade deste direito se estende também a casos de adoção, reforçando a importância da maternidade em suas diversas formas.

Proibição de Exame de Gravidez: A legislação proíbe expressamente a exigência de testes de gravidez para admissão ou manutenção do emprego, uma medida para combater a discriminação no ambiente de trabalho e proteger a liberdade e a privacidade das mulheres.

Enquanto estes direitos constituem uma base sólida para a proteção e o reconhecimento das mulheres no ambiente laboral, é essencial que existam mecanismos de suporte e defesa desses direitos. Nesse sentido, o SINDEESMAT oferece assessoria jurídica, reforçando seu compromisso com a justiça social e a igualdade de gênero no trabalho.

Confira as fotos do Dia Internacional da Mulher aqui