Inflação é apontada como o maior problema econômico para moradores da capital, conforme levantamento do Paraná Pesquisas

A crise já obrigou 72,4% dos curitibanos a mudarem hábitos de consumo por conta da alta dos preços, do desemprego e da queda na renda. É o que mostra o levantamento exclusivo feito pelo Paraná Pesquisas, a pedido da Gazeta do Povo. Para contornar a recessão, 36% dos moradores da capital optaram por cortar algum gasto mensal (como academia e telefone celular) e outros 33,8% dizem ter diminuído gastos com lazer. Parte dos curitibanos também está deixando de fazer algumas compras (25,8%) ou está saindo menos para jantar ou almoçar (24,4%).

Essa mudança no comportamento dos consumidores está sendo sentida pelos comerciantes da cidade. “As vendas diminuíram bastante. Não sei se é porque vendemos bolsas e relógios e não itens de primeira necessidade, mas sentimos muito a queda no movimento. As pessoas estão economizando”, diz Luzia Lima Cardoso, proprietária de uma loja de acessórios no Centro de Curitiba.

Cléber Cardoso, dono de uma loja de games e peças de computador, afirma que a busca por serviços de assistência é o que tem mantido o faturamento mensal do estabelecimento. “Parece que ninguém quer se comprometer. Antes muita gente apostava no parcelamento do cartão. Agora não. Todo mundo está comprando menos, quer pagar à vista e desconto”, diz.

A inflação é apontada como o maior problema da economia por 34,2% dos curitibanos. Não é para menos: a capital tem hoje a maior taxa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre as capitais, chegando a 11,06% nos últimos 12 meses até agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês passado, o índice de 0,47% registrado na região de Curitiba foi mais que o dobro do 0,22% encontrado no país.

“Agora a cliente vem e compra um xampu mais barato e não aquele mais caro que ela estava acostumada a levar. Ou está espaçando mais entre uma pintura de cabelo e outra. A gente sentiu essa mudança”, afirma Joana Neves, gerente de uma loja de cosméticos no calçadão da Rua XV de Novembro.

A alta de preços no mês em Curitiba foi influenciada por uma elevação forte nos custos da alimentação fora do domicílio (0,90%), artigos de residência (0,81%), serviços pessoais (0,77%) e educação (0,93%). No ano, o grupo com maior alta de preços é o de combustíveis e energia (55%), seguido de alimentação no domicílio (10,71%) e móveis e utensílios (8,67%).

“A gente vai ao mercado e sente muito a alta dos preços. Está muito difícil. Eu tento economizar de todas as formas, mas a principal é buscando marcas mais baratas do que aquelas que eu gostava de comprar. Não tem jeito”, conta a dona de casa Ivone Rudnick.

Freio puxado

Depois da inflação, os outros aspectos da crise considerados graves pelos curitibanos são o governo gastar mais do que arrecada (17,6%), o desemprego (17,3%) e a falta de confiança (16,7%).

Na opinião do estudante Juan Victor Fernandes o momento só permite a compra de itens básicos. “Eu só compro agora quando realmente estou precisando. Não dá para esbanjar. E tem de ir atrás do melhor preço, pesquisar mesmo”, afirma.

Fonte: Gazeta do Povo