saude-26-sindeesmatA estrutura da coluna vertebral é extremamente complexa e organizada. Qualquer problema que incida nessa estrutura pode gerar dores e desconforto. A lombar é uma das regiões mais afetadas quando permanecemos muito tempo com a postura incorreta e, quando prejudicada, causa a tão conhecida dor nas costas.

Assim que surgem problemas nessa região do corpo, é fundamental uma atenção mais cuidadosa, pois simples dores na lombar podem indicar complicações graves que, caso não sejam diagnosticadas precocemente, podem causar lesões permanentes ao trabalhador.

De acordo com o ranking de auxílios-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a dor nas costas é a doença que mais afastou trabalhadores por mais de 15 dias no Brasil, em 2016. No total, 116.371 pessoas precisaram se ausentar do emprego por causa do problema.

Dados do Ministério do Trabalho apontam que, além das funções que envolvem o carregamento de materiais pesados, desenvolver atividades repetitivas é um dos problemas que mais afasta funcionários com dores nas costas.

O presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, afirma que além do trabalho repetitivo, a inclinação e a torção do tronco, ações de empurrar e puxar e posturas de trabalho estáticas ou sentadas também provocam problemas na lombar.

“As empresas devem proporcionar um ambiente de trabalho adequado para seus funcionários. Organizar o local de uma forma que propicie o bem-estar dos empregados, além de respeitar as pausas durante o expediente, são atitudes do empregador que garantem a saúde de seus trabalhadores”, ressalta.

Normalmente, é difícil diagnosticar se as dores nas costas são causadas pela atividade profissional ou por algum problema externo. Porém, independentemente de sua causa original, a postura durante o trabalho influencia no adoecimento do funcionário.

Cuidados

Além das condições de serviço, o controle do peso também ajuda na prevenção de problemas na lombar, já que a obesidade altera a postura e compromete a coluna e o pescoço do trabalhador. Outra recomendação são os exercícios físicos, que quando orientados por profissionais capacitados, fortalecem a musculatura e ajudam na prevenção de doenças.

Fonte: Sindeesmat