sindeesmat_equipamentos-de-seguranca_postsiteVocê sabia que todo o tipo de trabalho possui normas de segurança, criadas para proteger a saúde dos trabalhadores?

Essas regras são chamadas de Normas Regulamentadoras (NRs) e a sua principal função é evitar e prevenir acidentes e danos para a saúde causados pelo trabalho. As NRs foram criadas pelo Ministério do Trabalho (MTb) e devem ser obrigatoriamente seguidas pelas empresas.

Uma das principais orientações das NRs é o uso dos Equipamentos de Segurança Individual (EPIs) pelos empregados, que também são obrigatórios e específicos para cada atividade.

Se na sua empresa os trabalhadores atuam sem proteção, vivem reclamando de dores ou sofrendo acidentes, mesmo que às vezes pareçam pequenos, é possível que a legislação não esteja sendo cumprida à risca.

Isso é grave, e buscar a orientação do sindicato contribui para que novos acidentes sejam prevenidos e a empresa seja notificada.

Segundo o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, alguns patrões oferecem EPIs, mas não seguem tudo que a legislação prevê. “Essas Normas e EPIs foram desenvolvidos por meio de estudos, as empresas precisam adotá-los. Caso isso não aconteça, colocam a saúde do funcionário em risco e devem arcar com isso”, reforça.

É de responsabilidade das empresas:

– disponibilizar os equipamentos e instrumentos de trabalho para todos os empregados;

– orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado dos EPIs, sua forma de armazenamento e conservação;

– substituir rapidamente os equipamentos quando forem extraviados ou danificados;

– responsabilizar-se pela manutenção e higienização periódica dos equipamentos;

– registrar quando os EPIs foram fornecidos aos trabalhadores, com data em livros ou documentos.

O trabalhador também possui responsabilidades:

– utilizar os equipamentos apenas no trabalho;

– guardá-los e conservá-los, evitando que sejam extraviados ou danificados, e comunicar ao patrão problemas que tornem os equipamentos impróprios para uso, para que possam ser trocados;

– o trabalhador deve denunciar ao sindicato qualquer tipo de irregularidade ou descumprimento das normas de segurança.