protesto_em_paris93844Uma nova jornada de greves e manifestações aconteceu nesta quinta-feira (28) contra o projeto de reforma trabalhista conduzido pelo governo de François Hollande. Segundo pesquisas de amplo espectro político, o projeto é repudiado pela grande maioria dos cidadãos.

Milhares de pessoas tomaram as ruas das principais cidades francesas, respondendo aos chamados das principais organizações sindicais e estudantis, que exigem a retirada definitiva do plano do parlamento do país.

As mobilizações, que tiveram início em meados de março para exigir a retirada definitiva do projeto, continuam em abril também sob um amplo dispositivo de repressão colocado nas ruas, com enfrentamentos violentos entre os manifestantes e as forças de repressão.

A última jornada de protestos em todo o país contra o projeto ocorreu em 14 de abril. Da mesma forma que em eventos anteriores, nesse dia aconteceram detenções e incidentes violentos entre manifestantes e membros das forças de repressão.

A situação ficou tensa na cidade de Montpellier (no sul) onde aconteceram choques entre a polícia e os estudantes. 30 pessoas foram presas segundo meios de comunicação locais.

Cerca de 53% dos franceses apoia o movimento dos estudantes contra o projeto, impelido pelo governo e pela burguesia francesa, e repudiado também por sindicatos e movimentos sociais.

Veja os vídeos aqui e aqui

Fonte: Vermelho