A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) chamou a atenção nesta segunda-feira (10) para a gravidade dos problemas econômicos e políticos do país, além de cobrar do Poder Legislativo a busca de “caminhos construtivos” que levem o país a bons resultados. A senadora considera que, diante da crise mundial que vem desde 2007, os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff acertaram mais que erraram, tendo conduzido a economia brasileira a uma situação de relativa tranquilidade. Gleisi salientou que, em vez de paralisar políticas públicas, o governo aumentou os investimentos e preservou empregos.

— Em 2010, crescemos 7,5%. São essas políticas que estão sendo questionadas agora. Os analistas de fato consumado dizem que esse enfrentamento, que evitou uma grande crise no Brasil, vai nos levar a uma situação insustentável. Será?

A senadora paranaense admitiu o que chamou de “ações perversas” da crise mundial sobre o Brasil, mas avaliou que iniciativas dos governos do PT evitaram os efeitos “devastadores” verificados hoje em países como Espanha e Grécia.

— Em vez de aumentar tributos como sempre se fez, o governo baixou vários deles, usando essa redução como política pública para estimular a economia, fazer baixar os preços e impulsionar o consumo. O resultado foi que, em 2009, tivemos crescimento econômico e geração de mais de um milhão de novos empregos e, em 2010, crescemos 7,5%. São essas políticas que estão sendo questionadas agora — afirmou.

Para Gleisi Hoffmann, a situação econômica é agravada pela radicalização na política, alimentada, segundo ela, pelo inconformismo da oposição com a derrota eleitoral em 2014. Ela também condenou o esforço da Câmara dos Deputados em torno de uma pauta de votação que vai “contra o Brasil”.

Fonte: Agência Senado