O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) subiu à tribuna nesta sexta-feira (11) para pedir a retomada de incentivos ao setor produtivo e o fim da política de austeridade promovida pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Para o parlamentar, a alta de juros, o aumento de impostos e o corte de investimentos estão inviabilizando as empresas e gerando crescimento acelerado do desemprego. A política econômica adotada este ano, na visão do senador, só interessa aos bancos.

— O dinheiro que até o ano passado estava à disposição da população brasileira para investir no seu pequeno negócio, nas indústrias, no setor produtivo, deixou de existir. E cadê esse dinheiro? Sumiu? Evaporou-se? Não. Está sendo aplicado no sistema financeiro. E o resultado se deu essa semana: o rebaixamento da nota de crédito brasileira por uma agência — frisou.

Acir Gurgacz considera que a política em curso está a serviço dos bancos, que já elevaram seus lucros em mais de 20% este ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

—E é bom que se diga, quando os bancos têm um excesso de lucro, é evidente que alguém está pagando por esse lucro. E quem paga é exatamente o povo brasileiro, são os credores, em conta corrente, em empréstimos, são as indústrias, são as empresas brasileiras.

O senador defendeu ainda a redução da máquina pública, com o corte de ministérios e também com redução da estrutura administrativa nos estados e nos municípios.

— Essa receita de alta de juros e aumento de impostos provoca recessão, provoca desemprego e prejudica diretamente o assalariado, prejudica a população, prejudica os trabalhadores. Nós entendemos que é preciso ter um choque de gestão, talvez esse rebaixamento dessa nota de crédito brasileiro tenha sido um alerta para o governo, para que realmente comece todo esse trabalho de reengenharia da máquina administrativa.

Fonte: Senado Federal