Após oito anos de luta e mobilização, mais de 150 famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que ocupavam a fazenda Bela Manhã, localizado na Brigada Nelson Mandela, no município de Teixeira de Freitas, extremo sul da Bahia, comemoraram no último sábado (22) a destinação da área para a reforma agrária e a aquisição definitiva da terra. O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) fará a demarcação dos 2 mil hectares, que pertencia ao grupo Aracruz Celulose e foi considerado improdutivo.

Com a conquista, os trabalhadores se organizaram em 15 agrovilas, com dez famílias cada, para aumentar a eficiência na produção agroecológica, que dispensa o uso de ações danosas ao meio ambiente, como o emprego de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos. Segundo nota divulgada pelo MST, o momento representa o resultado da luta de milhares de pessoas que sonham com a reforma agrária em todo o país.

Ocupações

Apenas nas duas últimas semanas, integrantes do MST ocuparam sete latifúndios pelo Brasil. Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraná e Minas Gerais foram alguns dos estados que tiveram terras improdutivas ocupadas pelo movimento. Nesta última terça (25), cerca de 500 famílias levantaram o acampamento Princesa do Almerana, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.

*Com informações e imagem de MST

Fonte: ANDES-SN