sindeesmat-semana-da-mulherO dia 8 de março foi instituído pelas Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher. Comemorada em mais de 100 países, a data celebra a força feminina, que ainda protesta por igualdade de direitos.

Embora as mulheres estejam conquistando mais espaço na sociedade, ainda há muito a ser feito para romper tantos preconceitos.

Conheça abaixo oito mulheres que, assim como você, mostraram que lugar de mulher é onde ela quiser.

Aviação:

Amelia Mary Earhart (1897 – 1937) foi pioneira na aviação americana e tem uma belíssima história de vida: foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico, sendo premiada por isso. Defensora dos direitos das mulheres, Amelia escreveu importantes livros que contribuíram para a formação de novas pilotas.

No Brasil, Ada Leda Rogato (1910 – 1986) foi a primeira pilota agrícola do país, a primeira pilota de planador, a primeira mulher licenciada como paraquedista e a terceira diplomada em aviação. Ada Leda voava sempre sozinha e suas acrobacias aéreas a tornaram famosa no mundo todo.

Ciência:

Marie Skłodowska Curie (1867 – 1934) foi pioneira nas pesquisas sobre radioatividade e a primeira mulher admitida como professora na Universidade de Paris. A cientista polonesa (naturalizada francesa) foi a primeira pessoa no mundo a ganhar duas vezes o Prêmio Nobel – e a única mulher, até o momento. Graças a seus próprios méritos, Curie foi a primeira mulher enterrada no Panteão de Paris, em 1995.

Computação:

Ada Augusta King, Condessa de Lovelace (1815 – 1852) é a fundadora da computação científica e a primeira programadora de toda a história. Escreveu o primeiro algorítmo para ser processado por uma máquina, em colaboração ao trabalho de Charles Babbage (o “pai dos computadores”). Ada era matemática e escritora inglesa, e publicou uma coleção de notas sobre a máquina analítica de Babbage.

Mecânica:

Wilma K. Russey foi a primeira taxista, em Nova York (1915). Insatisfeita com as oficinas que consertavam seu táxi, Wilma se especializou em mecânica, tornando-se também a primeira mulher mecânica do mundo.

Chefe de governo em país mulçumano:

Benazir Bhutto (1953 – 2007) foi duas vezes primeira-ministra do Paquistão (1988 a 1990 e 1993 a 1996), sendo a primeira mulher a ocupar o cargo em um país mulçumano. Política, destacou-se na luta pelos direitos das mulheres.

Esporte – boxe:

Nicola Adams (1982) é uma premiadíssima boxeadora britânica. É a primeira mulher vencedora da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), e atual campeã olímpica. Naquele ano, ficou em segundo lugar no mundo na categoria “peso mosca” (51kg), atrás apenas do chinês Ren Cancan. É a primeira (e atual) campeã nos Jogos da Commonwealth, campeã mundial da Copa do Mundo em Astana, dos Jogos Europeus de Peso e dos Jogos da Commonwealth.

Viagem de automóvel:

Bertha Benz (1849 – 1944) foi a primeira pessoa na história a dirigir um automóvel por uma longa distância, aos 39 anos. Sem contar ao marido e sem a permissão das autoridades, Bertha viajou entre Mannheim e Pforzheim, com os filhos Richard e Eugen. Antes desta viagem histórica (5 de agosto de 1888) os carros motorizados não realizavam grandes distâncias e, muitas vezes, precisavam da ajuda de mecânicos para retornar ao ponto de partida. Com o sucesso da viagem, Bertha deu início às vendas de automóveis Mercedes-Benz, conquistando a atenção mundial para o Benz Patent-Motorwagen, o primeiro automóvel do mundo.

O Sindeesmat deseja que mais mulheres tomem seus lugares no mundo e revolucionem nossa história. Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!

Fonte:Sindeesmat