A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou uma estatística sobre os prefeitos que podem se reeleger neste ano no país. No Paraná, 77% dos prefeitos estão em seu primeiro mandato e, portanto, podem disputar a eleição em outubro. Outros 23% já foram reeleitos em 2012 e, sendo assim, estão fora da disputa.

O número é bem parecido com a estatística nacional: 76,7% dos prefeitos do país poderão disputar a reeleição. Desde que a regra da reeleição passou a valer no país, o índice de sucesso dos que tentam se manter no cargo vem caindo. Chegou a 58%, mas em 2012 foi de 55%.

Neste ano, especula-se que a proibição de arrecadação de dinheiro com empresas pode ser favorável a quem já está no mandato. Por outro lado, a crise política e econômica, que faz com que o cidadão fique descontente com seus atuais governantes, terá efeito contrário.

No Paraná, as seis maiores cidades podem ter candidatos à reeleição. Em Curitiba, Gustavo Fruet disputa o segundo mandato pelo PDT. Em Londrina, Alexandre Kireeff também será candidato. EmCascavel, Edgar Bueno tentará seu quarto mandato.

Em Foz do Iguaçu, Reni Pereira, do PSB, também deve disputar a eleição. E em Ponta Grossa, Marcelo Rangel, do PPS, também está no primeiro mandato. Em Maringá. Carlos Pupin (PP), eleito em 2012, teve contestações jurídicas mas também poderá ser candidato.

Fonte: Gazeta do Povo