sindeesmat-outubro-rosa-650pxO Outubro Rosa é um movimento global de prevenção ao câncer de mama. O Sindeesmat abraçou essa causa e desenvolve uma campanha extensiva todos os anos para garantir que a categoria esteja bem informada e protegida contra a doença.

Confira algumas dicas para se prevenir:

  • O autoexame é indispensável para um diagnóstico precoce

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 80% dos casos, a própria paciente descobre o tumor por meio do autoxame.

A prática consiste em tocar e observar a região pelo menos uma vez por mês em busca de qualquer alteração. Além de analisar as mamas, também é importante observar as axilas e o pescoço em busca de alterações.

  • Mulheres jovens também precisam se cuidar

Embora a maioria dos casos de câncer de mama ocorra em pessoas com mais de 50 anos, mulheres de todas as faixas etárias precisam ficar atentas.

 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 7% dos casos se manifestam em pessoas com menos de 20 anos. Por isso, é fundamental que todas façam o autoexame regularmente!

  • A mamografia é a chave para salvar vidas

O exame deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos de idade. O teste dura menos de 20 minutos e pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

É importante realizar a mamografia porque, por meio dela, é possível detectar nódulos muito pequenos, que ainda não podem ser sentidos no autoexame. Com isso, a paciente pode iniciar o tratamento muito mais rápido e aumentar suas chances de recuperação.

De acordo com o INCA, quando o câncer de mama é descoberto no início, as possibilidades de cura chegam a 95%.

  •  Não deixe de participar da caminhada contra o câncer de mama do Sindeesmat!

Todos os anos, o sindicato promove a caminhada contra o câncer de mama. A ação promove a conscientização contra a doença e ajuda mulheres de dentro e de fora da categoria a se prevenirem. Não fique de fora dessa!

Fonte: Sindeesmat