patrao-que-pratica-assedio-moral-e-maior-causa-de-estresse-no-trabalhoVocê sabia que aquele chefe ruim pode te deixar doente? É o que revela uma pesquisa realizada pela Associação de Psicologia dos Estados Unidos, na qual foi constatado que 75% dos trabalhadores consideram o chefe como a maior causa de estresse no ambiente de trabalho.

Mesmo não sendo considerado em si uma doença, o estresse causa diversos problemas de saúde, como insônia, transtornos alimentares e, também, depressão – considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a doença mais incapacitante do século.

No entanto, apesar dessas condições, 59% dos trabalhadores não saem do emprego, mesmo que o trabalho seja responsável por causar tantos problemas. Uma das explicações para esse dado é o medo que o trabalhador tem de ficar desempregado por muito tempo. Diante da crise econômica, a dificuldade de recolocação no mercado de trabalho pode ser grande.

Você sabe o que motiva tanto estresse nesse ambiente? Superiores agressivos e mal-educados estão em todas as áreas e, para não perder o emprego, muitos trabalhadores preferem encarar um chefe violento e lidar até mesmo com casos de assédio moral. É essa rotina que acaba causando o adoecimento dos funcionários, que permanecem expostos a esse ambiente hostil.

De acordo com o presidente do Sindeesmat, Agisberto Rodrigues Ferreira Junior, a categoria precisa saber que trabalhar em um ambiente com agressividade e humilhações não é normal. “Essas situações podem causar graves problemas para a saúde física e psicológica dos trabalhadores. Assédio moral é coisa séria! Por isso, casos assim devem ser informados ao sindicato o mais rápido possível”, explica.

Mesmo efeito negativo do cigarro

Pesquisadores da Harvard Business School e da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, descobriram que o estresse no trabalho pode ser tão prejudicial à saúde como fumar passivamente. Segundo os especialistas americanos, o medo de ser mandado embora está no topo da lista das razões de estresse no trabalho, podendo aumentar em 50% os riscos de ter algum problema de saúde.

Outro dado compilado pelos especialistas revela que se um cargo exige mais do que o trabalhador consegue entregar, isso dá a ele 35% mais chances de ter alguma doença ocupacional.

Ameaça de demissão ou tarefas que não condizem com a função do funcionário geram estresse e desconforto. Na maior parte das vezes, essa pressão vem do superior.

Caso seu chefe esteja sendo agressivo durante o trabalho ou a empresa esteja te cobrando resultados além do possível ou de forma abusiva, procure o sindicato para saber como agir diante desse tipo de situação.

Fonte: Sindeesmat